top of page

UH! Manas Tv lança campanha de financiamento coletivo





No dia do aniversário de um ano da UH! Manas TV o coletivo bota no ar uma campanha de arrecadação com o objetivo de levantar fundos, que permitirá que as ações afirmativas realizadas pelo coletivo possam continuar acontecendo, e que as profissionais envolvidas ao longo desse primeiro ano de atividades recebam uma remuneração simbólica pelos trabalhos realizados.


O objetivo da campanha é alcançar recursos que possibilitem a manutenção das atividades do coletivo, assim como o vínculo das DJs, beatmakers, produtoras culturais, designers, criadoras de conteúdo, videomakers, ilustradoras, produtoras executiva e produtoras técnicas envolvidas no cotidiano da UH! Manas TV.





Formado, idealizado e produzido 100% por mulheres, UH! Manas Tv é um coletivo colaborativo e deliberativo, que busca equidade de gênero no setor musical, mobilizando forças e agentes do mercado para aumentar a presença de mulheres nos line-ups de festas e festivais. Operando desde 07/07/2020 com programação diária na Twitch, plataforma dedicada às transmissões ao vivo, o coletivo oferece em sua grade, de maneira totalmente gratuita, ao menos 05 horas diárias de conteúdo audiovisual, incluindo discotecagens, apresentações musicais, debates, exibição de filmes e conversas com profissionais ao vivo. Ao longo de um ano, colocou no ar mais de 1.700 horas de transmissão, mobilizando aproximadamente 150 profissionais do mercado da música.


Figurando como uma iniciativa inédita no mercado da música, a UH! Manas TV se consolidou como uma forte rede de mulheres DJs e produtoras culturais, formada durante a pandemia de COVID-19, que desde então contribuiu para o crescimento e desenvolvimento das participantes na cena da discotecagem. Essa rede possibilitou uma troca de experiências e saberes nunca antes vista entre mulheres de uma mesma categoria profissional no setor da música, ampliando laços e gerando uma rede de apoio para compartilhar dicas e trabalhos, mas também dividir dúvidas e frustrações.

Essa movimentação inovadora foi responsável pela indicação à categoria Inovação na Web no prêmio WME, um dos eventos mais importantes da música voltado para o mercado feminino brasileiro, o Women’s Music Event. Além disso, o coletivo também foi indicado na categoria Projeto do Ano, na edição de 2021 da SIM São Paulo (Semana Internacional de Música de São Paulo), um dos mais relevantes prêmios da indústria da música na América Latina.


A campanha de financiamento coletivo vem no momento em que a UH! Manas TV crava 365 dias de programação ininterrupta, e faz um chamado para que o público, amigues e parceires que curtam a programação e apoiam os objetivos do coletivo possam colaborar com sua continuidade e fortalecimento.

UH! Manas TV, a revolução feminista discotecada!


O valor arrecadado nesta campanha irá tornar possível as seguintes ações:

  • Atividades pagas pelo financiamento coletivo:

  1. Fundo Social

  2. Estrutura do Coletivo (para manutenção das atividades diárias)

  3. Remuneração simbólica para as DJs pelo 1 ano de lives transmitidas sem remuneração

  4. Produção das recompensas

Fundo Social

Ação permanente da UH! Manas TV, o Fundo Social é a principal medida de auxílio do coletivo voltada às mulheres do setor musical em situação de vulnerabilidade financeira. Ele é composto pela soma de percentuais orçamentários advindos de toda e qualquer contratação com o coletivo. Em outras palavras, uma parte de todo orçamento é reservada e direcionada para o fundo social, e com esse recurso é possível fornecer auxílios financeiros às mulheres que participam ou se relacionam com o coletivo. Em um ano de coletivo, o Fundo Social já beneficiou 27 mulheres, que nesse momento crítico de grande crise no setor cultural, tiveram suas rendas e meios de sobrevivência severamente atingidos. Em um cenário político de incertezas, descaso e desmonte cultural, o Fundo Social da UH! Manas TV é uma iniciativa organizada por mulheres para auxiliar outras mulheres do setor criativo, e integra também como um dos objetivos dessa campanha.




SOBRE A UH! MANAS TV


Um canal de música com programação inteiramente composta por mulheres em busca de equidade, espaço e reconhecimento na cena musical. Uma "casa" para abrigar e visibilizar as mulheres que discotecam, compõem, tocam, produzem, amam música e desejam participar da construção de uma nova narrativa sobre universo musical no Brasil (na América Latina, no mundo!). Uma organização feminista de ação afirmativa que a partir de transmissoes ao vivo na twitch, acoes coletivas e diversas, trouxe a visibilidade produções de mulheres de vários lugares do Brasil e do mundo e suas pesquisas musicais das mais variadas vertentes e formatos, demonstrando com uma vasta diversidade que as mulheres sempre estiveram fazendo, produzindo, tocando, pesquisando música e que, apesar de todo avanço dos últimos tempos, ainda lhes falta espaço e reconhecimento em busca da justa igualdade de oportunidades.

A UH! Manas Tv nasceu em julho de 2020 em meio a uma pandemia que assola o mundo e escancara as desigualdades que moldam a sociedade. No setor musical e especificamente na cena da discotecagem, a falta de equidade sempre esteve presente e muitas mulheres já vinham se movimentando com ações que pretendiam mudar esse quadro. A grave crise no setor cultural, evidenciada pela pandemia do coronavírus e a migração da cena para o mundo virtual demonstrou o quanto as mulheres ainda estão à margem da cadeia produtiva da música, da discotecagem e da produção artística de um modo geral. A ideia de construir um canal onde mulheres fossem as únicas protagonistas e encontrassem ali um espaço de acolhimento e liberdade para colocar sua voz, nos movimentou a construção do movimento.


Nos movemos então para além das transmissões e caminhamos como um coletivo organizado para ocupar cada vez mais espaços, produzir conteúdo, documentação e reparação histórica, entendendo que ser mulher na música (e dj especificamente),é um ato político de enfrentamento e resistência constante e que a mudança de paradigma que buscamos só é possível através da organização coletiva.


A UH! ManasTv é resistência política feminista e coletiva que defende o combate a todos os sistemas de opressão ( capitalismo, machismo, racismo, lgbtfobia) e traz em sua razão de existir mudar (pré)concepções, ( pré)conceitos, e transformar pensamentos oferecendo uma narrativa sobre o universo musical inteiramente construída por mulheres onde elas são as protagonistas dessas histórias.

A luta das mulheres muda o mundo!

148 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page