Mayra Maldjian - São Paulo - SP
DJ, beatmaker, curadora musical e jornalista, Mayra Maldjian começou a tocar em 2008 e, de lá para cá, pesquisa o groove em suas mais variadas formas, com a mira na vanguarda do rap, do r&b, do soul e da música eletrônica e conexão constante com as raízes desses gêneros. Nos últimos anos, vem se aprofundando nos estudos da música ancestral da Armênia e do Oriente Médio, do Norte da África, do Sul da Ásia e dos povos originários da América Latina.
Desde o início de sua trajetória, dedica-se a criar e participar de projetos que envolvem artistas brasileiras. Integrou a primeira crew feminina de turntablism, a Applebum, ao lado das DJs Lisa Bueno, Vivian Marques, Tati Laser e Simmone, e ajudou a dar vida ao coletivo Rimas & Melodias com a cantora Tatiana Bispo, que conta ainda com Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Stefanie e Tássia Reis. Ela assina a direção artística e colagens do primeiro disco do grupo, lançado em 2017, eleito um dos melhores da temporada. Em 2018, lançou o documentário "Yzalú - Rap, Feminismo e Negritude", ao lado da videojornalista Inara Chayamiti, e foi indicada na categoria Melhor DJ do Women’s Music Event, premiação dedicada a mulheres da música. Também abriu o show da rapper Nicki Minaj no lançamento da parceria TIDAL x Vivo, no Credicard Hall, e fez o set de abertura do Red Bull Music Festival São Paulo, no centro da capital, abrindo a noite para Jessica Caitano, Rosa Luz, Yzalú e Rimas & Melodias. Em 2019, foi curadora do Red Bull Music Pulso, projeto da Red Bull para pensar e impulsionar a música independente brasileira, e mediou palestra sobre cyphers no rap no Festival Path com Drik Barbosa e Harlley, do Quebrada Queer. Também foi uma das produtoras musicais do projeto Escuta as Minas, do Spotify Brasil, cujo objetivo é visibilizar as mulheres na música. Neste projeto, Mayra fez sua estreia como beatmaker, produzindo beats para a rapper Souto MC e para a cantora Bibi Caetano. Com o intuito de fortalecer as mulheres do rap e r&b e ajudá-las a se inserirem no mercado musical, Mayra também desbrava o universo da direção artística. Recentemente, desempenhou esse papel ao lado da rapper Karol de Souza, que lançou seu primeiro disco, "GRANDE!", em outubro de 2019, e com a cantora Tatiana, que fez as gravações de seu EP de estreia nos estúdios da Red Bull e o lançou em maio de 2020. Ela também acompanha as duas artistas nos toca-discos.
Nos últimos anos, tocou com frequência em casas como CityLights, Kingston e Seen São Paulo, e levou seus sets a festivais e eventos como TNT Energy Stage e Sesc Jazz. Além das apresentações solo, Mayra também é integrante dos coletivos Applebum, Uh! Manas TV e As Mina Risca. Durante a pandemia do Covid-19, tem realizado DJ sets dentro da programação da Uh! Manas TV, coletivo formado por mais de 100 deejays mulheres, e com o time do Festival As Mina Risca, todos transmitidos via Twitch. No fim de 2020, volta a participar de uma mesa no Festival Path, sobre a volta do vinil artesanal em tempos de streaming, e do festival TNT Energy Stage, em edição virtual. Neste ano, fez lives à convite da Lab Fantasma, do Mês do Hip Hop, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Baile do Ganja, do produtor musical Daniel Ganjaman. SETS, MIXTAPES etc Na Manteiga Radio - 12/08/2022